Página inicial > Apresentação

Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 14h47 | Acessos: 1872

progepA Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), institucionalizada em 23 de dezembro de 2002 e criada pela Lei nº 10.611, nasceu da transformação da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (ACP) que, por sua vez, surgiu em 5 de dezembro de 1945, a partir da Escola de Agronomia da Amazônia.

Ao longo desse período, a Administração Pública Federal implementou diversas mudanças em sua política de gestão de pessoas, buscando a melhoria no nível de desenvolvimento das competências profissionais dos servidores públicos. Às instituições, cabe o compromisso de promover a capacitação/qualificação do seu capital humano, com o objetivo de formar quadros de profissionais que possam prestar serviços de qualidade aos diversos setores da sociedade.

Nesse contexto, foi institucionalizada a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) que, através do Ato do Conselho nº 60, de 28 de junho de 2013, deixou de ser apenas uma Superintendência e passou a ser o órgão responsável pela implementação das políticas e diretrizes de gestão e desenvolvimento de competências dos servidores, alinhadas com o Plano Estratégico Institucional.