Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Nota do Pró-Reitor
Início do conteúdo da página

Nota do Pró-Reitor

Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 10h20 | Acessos: 2965

O atual cenário de crise financeira que assola o Brasil, afetou diretamente as Universidades Federais. Além do contingenciamento dos recursos de custeio e de capital repassados pela União, a atual política do governo tem limitado a forma de provimento de vagas nas IFES. Especificamente neste ponto, a conjectura para os próximos anos não é de otimismo, pois vemos ameaçada a autonomia das Universidades no tocante à ampliação e reposição de cargos, conquistas que foram advindas através dos Decretos 7.232/2010 (Quadro de Referência dos Servidores Técnico-administrativos ) e 7.485/2011 (Banco de Professor Equivalente - BPEq).

Em um panorama de escassez/insuficiência de recursos para manutenção e expansão das instituições, bem como da política de limitação de provimentos de cargos, o planejamento e elaboração de estratégias em todos os níveis de gestão figuram-se ainda mais necessários. São imprescindíveis para continuidade da oferta de ensino superior público, gratuito e de qualidade à sociedade.

Nesse diapasão, a Pró-Reitoria de Gestão de pessoas, unidade que desempenha atividadade-meio, já se encontra em fase de implementação de estratégias para o aumento da eficiência e eficácia de seus procedimentos, visando uma maior celeridade na resolução dos requerimentos, diminuição do fluxo de processos "físicos" e políticas de valorização dos servidores.

“Planejar é uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida.”

(Mengolla, San’tAnna, 2001).

 

Saulo Wanzeler

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas - PROGEP/UFRA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página